Categorias
Cultivo indoor

Você sabe qual o vaso ideal para o seu grow?

para que elas cresçam e se desenvolvam. Parece um detalhe simples mas faz toda a diferença dependendo do espaço e das condições de cultivo que você tem.

Um dos primeiros passos para iniciar o seu grow é decidir qual o vaso ideal para que elas cresçam e se desenvolvam. Parece um detalhe simples mas faz toda a diferença dependendo do espaço e das condições de cultivo que você tem.

O vaso pode influenciar em diversos fatores, desde o espaço correto para que suas plantas cresçam até mesmo à saúde das raízes, que precisam de um local adequado para que elas se alimentem e se hidratem bem. 

Vasos ideais para cultivo indoor:

VASOS DE PLÁSTICO

Os vasos de plástico podem ser considerados para uso por apresentarem algumas vantagens, dentre elas o baixo custo e a fácil adição de furos para um bom funcionamento do sistema de drenagem. Um problema que você pode enfrentar ao optar por esses vasos é a falta de arejamento nas raízes e prejudicar a temperatura das mesmas, além de não serem os vasos mais duráveis e resistentes.

VASOS DE TECIDO

Os vasos de tecido são uma ótima opção para o seu cultivo indoor. Eles permitem que ocorra o air-pruning, o que faz com que as raízes se desenvolvam espessas e saudáveis, além de um maravilhoso sistema de drenagem. Apesar dessa vantagem, é importante estar em alerta com a alta drenagem, caso não acompanhado de perto, suas plantas podem secar mais rápido.

VASOS DE CERÂMICA

Conhecidos pela sua vantagem de absorver a umidade, os vasos de cerâmica também têm a vantagem de manter baixas temperaturas, protegendo as raízes em dias quentes. São desvantajosos devido ao seu sistema de drenagem porém é possível a adição de furos com as ferramentas específicas para que não danifique os vasos. 

AIR POTS

Os air pots contam com perfurações ao longo de toda a sua superfície, o que também facilita e permite o air-pruning, isso é perfeito para a oxigenação e drenagem das raízes. O custo elevado pode ser um fator de impedimento na hora de escolhê-lo, e também é necessário estar atento à quantidade de regas, pois quando nesses vasos, as plantas precisam de mais água.

Resumindo, você deve levar em consideração as vantagens e desvantagens de cada vaso, é importante ressaltar que todos os vasos precisam ter um bom sistema de drenagem para que a água em excesso seja eliminada. Preste muita atenção também no tamanho dos vasos, eles não podem ser muito pequenos pois a planta não conseguirá se desenvolver adequadamente, já em casos onde eles são muito maiores do que o necessário você pode ter um custo adicional com substratos e você terá muito espaço mal utilizado. Pense bem na hora da decisão para evitar problemas e ter o menor estresse possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *