Dica: Por que plantar camomila?

Camomilas

Você já deve conhecer, ou pelo menos ter ouvido falar sobre os benefícios da camomila para a saúde. A tal florzinha é calmante, tanto para a nossa mente, quanto para a nossa pele e cabelos, e por isso é amplamente utilizada nas indústrias de cosméticos.

Porém, vai ficar para outro post falar sobre tudo o que essa plantinha pode oferecer para o nosso corpo, porque esse post é sobre como ela pode ajudar nossa horta!

A EMBRAPA lançou um estudo há um tempinho atrás sobre como utilizar a camomila para controle de pragas em plantações orgânicas. Essa plantinha parece inofensiva, mas ela é muito poderosa contra doenças fúngicas que atacam nossas hortaliças. Além disso ela também atrai, e é refúgio, para joaninhas, vespas, libélulas e outros predadores de pragas.

As joaninhas amam comer pulgões, por exemplo.

Como utilizar a camomila para proteger a sua horta?

Simples demais! É só plantar alguns pezinhos em volta da sua horta e ela já vai servir de abrigo para os nossos amigos que adoram devorar as pragas. E se você quer saber quais as condições básicas para o cultivo da camomila, dê uma olhada no nosso post.

Agora, se você quiser acabar com algum fungo que atacou suas plantas, basta fazer um extrato com as flores da camomila e aplicar na planta doente. Aqui vai a receita para fazer esse extrato, testada e aprovada pelos pesquisadores da EMBRAPA.

Extrato de Camomila (Matricana chamomilla L.)

Colocar 50g de flores de camomila em um litro de água.

Deixar de molho por 3 dias, agitando 4 vezes por dia.

Coar e aplicar 3 vezes na semana, visando doenças fúngicas.

Agora você pode testar essa receita! Afinal nada melhor do que comer legumes e verduras orgânicas, tudo isso graças ao seu trabalho.

Referência

EMBRAPA. Recomendações técnicas para o cultivo de hortaliças em agricultura familiar2007.

 

Não tem tempo para cuidar das suas plantas, fica muito tempo fora de casa ou esquece de regar? Conheça nossas soluções aqui. 

Posted in Dicas and tagged , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *