Iniciando no cultivo – Parte 1

Se você chegou até aqui, é porque está com vontade de começar sua hortinha mas não sabe como.

Ter uma horta em casa é uma delícia, comer algo que você cuidou, com a certeza que é tudo orgânico e com muito carinho, e de quebra faz com que suas receitas fiquem muito mais saborosas.

É bem fácil você ter uma hortinha em casa, só precisa de um pouquinho de planejamento, e depois é só deixar a natureza seguir seu ciclo!

Primeiro passo: planejamento!

Tamanho

Se você vai fazer isso da primeira vez, é legal começar pequeno para se acostumar aos poucos a cuidar da sua horta. Dá pra fazer em vasos, caixas de isopor, ou em um canteiro. A profundidade e tamanho do recipiente/canteiro vão depender de quais plantas você escolher para plantar.

Para plantas com raízes pouco profundas (cebolinha, orégano, tomilho, morango, e folhosas em geral) – de 10 a 20 cm de profundidade.

Para plantas com raízes maiores (alecrim, manjericão, pimentas, capins, leguminosas e tubérculos) – de 30 a 40 cm de profundidade.
Para plantas com raízes muito profundas (árvores) – de 60 a 80 cm de profundidade.

Projeta dos pets!

Se você tem um cachorro ou um gatinho, tente deixar sua horta em um local de difícil acesso a eles (e fácil acesso pra você), pois eles podem fazer MUITA bagunça com suas plantas.

Cidinha se apossando de mais uma nova “caixa de areia”

Sol

Escolha um lugar onde bate sol pelo menos um período do dia. Observando quantas horas de sol batem no seu lugar de cultivo, você vai conseguir saber quais plantas vão se sentir melhor lá.

Proteja suas plantas do vento

Escolha um lugar onde não venha chuvas e ventos fortes. Isso pode danificar a estrutura da planta, e fazer com que ela não se desenvolva bem.

Então, agora você já sabe como escolher o lugar que vai ser sua horta. Se quiser saber as plantas que serão perfeitas para você é só olhar no nosso catálogo de plantas.

E se quiser saber como compor o seu solo, fica ligado(a) que já sai a Parte 2!

Marcelo felizão com a colheita

Você se esquece de regar suas plantas? Conheça nossas soluções aqui.

Raissa Yamasaki

Raissa Yamasaki

Diretora Financeira em Favo
Graduanda em Engenharia Eletrônica, aspira a um mundo onde a tecnologia é usada apenas para o bem das pessoas. Ama música e acredita que a cura tem nome de comida, e não de remédio.
Raissa Yamasaki
Compartilhe isso:
Posted in Dicas and tagged , , .

3 Comments

  1. Me mudei para o interior a pouco ,tenho um bom espaço para uma hortinha ,amo tudo que a natureza nos dá.
    Contaria de saber tudo cultivo orgânico , a região que moro e super quente chega a 39 graus .
    E começou a chover agora ,mesmo assim com temp de 26 C
    E apropriado que tipo de hortaliças ?

    • Oi Patrícia, tudo bem?
      Você se mudou pra qual cidade? Sem essa informação não consigo te recomendar quais hortaliças estão na época. Mas aqui no blog temos catalogadas várias hortaliças, temperos e chás que você consegue verificar se podem dar certo ai na sua região! Mas como faz muito calor, não se esqueça de regar elas muito bem, e preparar o solo de maneira apropriada (aqui no blog ensinamos a preparar o solo também).
      É uma delicia ter uma hortinha em casa, e comer plantinhas sem veneno e cultivadas com muito amor! Qualquer dúvida fala com a gente!

  2. Pingback: Iniciando no cultivo - Parte 2 (Materiais) | Favo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *