Como preparar o solo Favo

Uma das coisas mais importantes para que suas plantinhas cresçam saudáveis é o solo. Ele fornece os nutrientes necessários como nitrogênio, fósforo e cálcio ao mesmo tempo que serve de estrutura para as raízes. O solo também deve ser balanceado para reter água mas não toda ela, sim parece meio contraditório. O solo deve ter boa drenagem, ou seja a água não pode ficar empoçada, seu excesso deve escorrer para o fundo ao mesmo tempo um pouco dessa água deve ficar retida nos elementos que compõe o solo.

Aqui na Favo fomos a fundo no estudo dos solos para encontrar a composição ideal. Depois de vários experimentos identificamos quais as partes que deveriam compor esse solo e também suas proporções. São eles:

Terra Vegetal
A parte mais importante e por isso mesmo compõe 70% da mistura total. A terra vegetal funciona como uma “cama” ou base para crescimento das raízes.
Atenção! Em muitas lojas é vendido terra vegetal já preparada ou adubada, ela já vem com outros componentes além da terra. Para nossa receita usamos terra vegetal pura não-adubada.

Húmus de Minhoca
É um fertilizante orgânico e condicionador de solos, rico em ácidos húmicos, que condicionam o solo e contribui para equilíbrar o pH reduzindo a acidez do solo além de conter micro-organismos que auxiliam as funções das raízes por simbiose.

Esterco de Aves
Sua função é de fornecer elementos químicos como Nitrogênio, cálcio, fósforo, magnésio entre outros, também a matéria orgânica fornecida ao solo favorece a melhor estruturação do solo. O elemento principal aqui é o Nitrogênio um elemento importante para as folhas e o crescimento da planta em geral.

Areia
Esse componente tem como função melhorar a aeração do solo e também a drenagem como explicamos no início do texto. Procure por areia lavada e com granularidade alta.

Agora que já sabemos quais os componentes para um solo fértil, vamos as proporções! Na imagem abaixo “parte” é uma unidade, você pode usar um vaso ou pote como unidade de medição. O importante é manter essa unidade para tudo, então se você usar 1 vaso de esterco de aves deve colocar 2 vasos de areia.

Receita:

  • 14 partes de terra vegetal
  • 3 partes de Húmus de minhoca
  • 2 partes de areia grossa lavada (areia de construção)
  • 1 parte de esterco de aves curtido
Proporções do solo Favo


Agora é só colocar todas as partes em um recipiente e misturar bem!

Você se esquece de regar suas plantas? Conheça nossas soluções aqui.

Oliver Batista

Oliver Batista

Diretor de Produção e Tecnologia em Favo
Graduado em Ciência da Computação, experiência em desenvolvimento de sistemas embarcados, mobile, web e protocolos de comunicação para Internet das coisas. Busca sempre a inovação via quebra de paradigmas para construção de soluções ótimas para todos envolvidos.
Oliver Batista

Últimos posts por Oliver Batista (exibir todos)

Compartilhe isso:
Posted in Dicas and tagged , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *