Catálogo de plantas: como plantar Gengibre?

Gengibre

Zingiber officinale Roscoe

DescriçãoO gengibre é uma planta que pode chegar a 1,20 metro de altura. Os rizomas, que são caules localizados embaixo da terra, são utilizados tanto para o consumo humano quanto para o plantio. São ricos em vitamina A, B, B2, B5, C, potássio, sódio. A planta cresce entre 90 e 120 centímetros e suas folhas são em forma de lança. Prefere solos arenosos, bem drenados e ricos em matéria orgânica. Deve-se fazer a amontoa, ou seja, cobrir com terra a área onde estão desenvolvendo os rizomas, para que eles não fiquem expostos ao sol.

Época e regiões para plantioOs rizomas se desenvolvem melhor em climas tropicais e subtropicais. A planta é sensível à geada, e temperaturas abaixo de 13°C podem paralisar seu crescimento.

Recomendações de aproveitamentoCom o gengibre, podem ser preparados condimentos, refrigerantes, licores, cervejas e conservas. Com o óleo, preparam-se cosméticos. É utilizado como condimento de pratos chineses e japoneses, picles e para o preparo do quentão (bebida alcoólica com gengibre levada ao fogo).

Época mais recomendada para plantio

SulAgo – Dez
SudesteAgo – Dez
NordesteAno todo
Centro-OesteAgo – Dez
Norte
Início da colheita (dias após plantio)240 a 300 dias

Não tem tempo para cuidar das suas plantas, fica muito tempo fora de casa ou esquece de regar? Conheça nossas soluções aqui. Para saber mais informações de cultivo continue acompanhando o nosso catálogo de plantas.

Para saber mais sobre como plantar gengibre confira a nossa referência:

Embrapa

Posted in Catálogo de plantas, Dicas and tagged , .

One Comment

  1. Pingback: O que plantar nesse mês: Outubro a Dezembro, Região Sul | Favo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *