Catálogo de plantas: como plantar Brócolis?

Brócolis

Brassica oleracea L. var. italica Plenck

DescriçãoPlanta verde escura da mesma família da couve, da couve-flor, do repolho e do agrião (brassicacea). Produz inflorescências (conjunto de flores) comestíveis. Podem ser do tipo “cabeça”, ou do tipo “ramoso”. É fonte de vitamina C, A, cálcio, ferro, fósforo e fibras. É uma cultura exigente em adubação de micronutrientes, especialmente boro e molibdênio. A colheita deve ser feita quando os botões florais estão bem desenvolvidos, ainda com coloração verde-escuro, mas antes da abertura das flores.

Época e regiões para plantioJá existem cultivares adaptadas a clima mais quente. A escolha da cultivar ideal, em relação ao clima da região e altitude, é fundamental. Para fazer a melhor escolha, o produtor deve consultar o catálogo de cultivares da espécie.

Recomendações de aproveitamento O brócolis pode ser consumido cru, quando muito novinho, ou cozido em saladas, sopas, suflês, refogado no arroz ou outros pratos. É uma hortaliça pouco durável e deve ser consumida rapidamente após a colheita, exigindo uma boa coordenação entre quem produz e distribui as hortaliças.

Época mais recomendada para plantio (Brócolis de Verão)

SulOut – Dez
SudesteSet – Jan
NordesteOut – Jan
Centro-OesteOut – Jan
NorteAbr – Jul
Início da colheita (dias após plantio)80 a 100 dias

Não tem tempo para cuidar das suas plantas, fica muito tempo fora de casa ou esquece de regar? Conheça nossas soluções aqui. Para saber mais informações de cultivo continue acompanhando o nosso catálogo de plantas.

Para saber mais sobre como plantar brócolis confira a nossa referência:

Embrapa

Posted in Catálogo de plantas, Dicas and tagged , .

One Comment

  1. Pingback: O que plantar na primavera na região sul? | Favo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *