Como montar um vaso Favo

Bom, como vimos no artigo Como preparar um solo Favo, agora que temos um solo rico em nutrientes, matéria orgânica e com uma boa drenagem precisamos preparar nosso vaso para receber o solo e na sequência plantar.

A maioria dos vasos encontrados no mercado já possuem furação no fundo deles, isso é essencial pois é por ali que sairá o excesso de água. Se seu vaso não tem furos você tem que furá-lo! Antes de colocar o solo direto vamos precisar de dois itens:

Pedra Brita Média / Argila Expandida
Servem para criar uma camada de espaço entre o solo e os furos do fundo do vaso, mais um reforço para a drenagem. Também fornece estrutura para o bidim ou manta.

Camada de pedra

Bidim / Manta
Serve para separar a camada de pedra ou argila expandida do solo. O bidim tem função importante, se o solo se mistura com a pedra pode gerar entupimentos nos furos do vaso. Ele também retém um pouco da água que passou para a planta utilizar. Aliás o bidim segura o solo mas não impede as raízes da planta de o penetrarem e alcançar o fundo, muitas vezes úmido, do vaso.

Camada de bidim por cima das pedras

Então é isso, primeiro uma camada (3 a 5cm) de pedra brita ou argila expandida. Cobrimos com bidim, não precisa ficar certinho e é até bom que seja um pouco maior que o diâmetro do vaso e fique sobrando um pouco para cima como mostramos na foto abaixo. Por fim é só colocar o solo, tomando cuidado para não dobrar o bidim pra dentro e cair solo direto nas pedras.

É bom que o bidim seja um pouco maior e fique “sobrando” na parede do vaso

Você se esquece de regar suas plantas? Conheça nossas soluções aqui.

Oliver Batista

Oliver Batista

Diretor de Produção e Tecnologia em Favo
Graduado em Ciência da Computação, experiência em desenvolvimento de sistemas embarcados, mobile, web e protocolos de comunicação para Internet das coisas. Busca sempre a inovação via quebra de paradigmas para construção de soluções ótimas para todos envolvidos.
Oliver Batista

Últimos posts por Oliver Batista (exibir todos)

Compartilhe isso:
Posted in Dicas and tagged , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *