Como identificar doenças e pragas – Parte 1

Suas plantas estão doentes? A Favo te ajuda!

Às vezes, mesmo tomando todos os cuidados, as plantas acabam ficando doentes. Nessas horas, o importante é manter a calma, pois o primeiro passo é sempre identificar qual a doença ou a praga que está prejudicando sua planta, para então escolher um tratamento adequado.

As principais etapas do diagnóstico de doenças e pragas são:

1. Identificar o principal causador de dano

Você deve observar suas plantas com frequência, mesmo quando ela está saudável. Assim, é possível verificar quando há elementos novos no ecossistema da planta e quais danos estão causando.

2. Contar os organismos prejudiciais

É importante monitorar as pragas e doenças, contando ovos, larvas e bichos adultos, ou verificando qual a porcentagem da planta afetada pela doença.

3. Escolher uma prática de controle

Depois de saber o que está prejudicando sua planta, você pode aplicar um “remédio” para combater a doença ou praga e fortalecer o sistema imunológico da planta.

Identificando doenças

As doenças são provocadas pela ação de bactérias, fungos, nematoides ou vírus. A maneira mais fácil de identificar uma doença é comparando os sintomas com fotos e descrições publicadas.

As principais doenças que atingem as plantas estão listadas a seguir.

Míldio: começa com uma descoloração das folhas e evolui para uma mancha alongada. Se a doença avançar, pode fazer com que hastes e folhas sequem e/ou quebrem.

Míldio

Oídio: ataca muito os cultivos irrigados por gotejamento. São manchas claras na parte de cima das folhas, que podem depois apresentar vários pontos pretos. O lado de baixo da folha fica coberto de estruturas esbranquiçadas do fungo. As folhas atacadas podem cair.

Oídio

Antracnose: causa lesões nos frutos, começando com pequenas áreas redondas e deprimidas que crescem rapidamente. Ocorre em temperatura e umidade altas.

Antracnose

Ferrugem: ocorre nas folhas, apresentando pequenas manchas em relevo, com formato elíptico. Nessa fase, as folhas ficam secas e a produção já está comprometida.

Ferrugem

Fumagina: é consequência da infestação de pulgões, moscas brancas ou conchonilhas, que secretam uma substância na superfície das folhas e frutos, onde se desenvolve um fungo de cor escura. Não infecta nenhum órgão interno da planta mas deixa com aparência desagradável e pode afetar a capacidade de fotossíntese.

Fumagina

Murcha ou fusariose: ataca os vasos lenhosos a partir das raízes, causando a murcha generalizada e morte rápida das plantas. Começa pelas extremidades do ramo e, antes da murcha geral, a raiz já está apodrecida.

Fusariose

Nematoide das galhas: causa desenvolvimento abaixo do normal, folhas amareladas e murchamento. Esses sintomas vêm do engrossamento e apodrecimento das raízes, que não conseguem absorver água e nutrientes do solo.

Mela: afeta a parte aérea da planta e apresenta dois principais sintomas. O primeiro são manchas aquosas arredondadas nas folhas, de cor mais clara que o normal e com bordas castanhas. Com o avanço da doença, ocorre produção de micélio (“teia”) de cor castanho-clara.

Mela

Depois de identificar qual doença está prejudicando sua planta, você pode escolher um tratamento adequado, sempre dando preferência aos métodos agroecologicamente corretos, sem nenhum tipo de veneno.

A Favo possui um grupo de suporte agroecológico. técnicos da Favo estão a sua disposição para sanar duvidas a respeito de pragas, doenças, sazonalidade e cultivares. Caso Tenha interesse em participar, basta preencher este formulário, clicando aqui!

Você esquece de regar ou não tem tempo para cuidar das sua plantas? Não tem espaço ou não sabe cuidar de plantas? Conheça nossas soluções aqui.

Referências

Cartilha Agroecologia (Fundação Konrad Adenauer)

Cassiano Sugiyama

Cassiano Sugiyama

Diretor Comercial em Favo
Graduando em Engenharia de Computação, sempre em busca de uma ênfase humana no campo da tecnologia. Acredita na importância do contato da humanidade com a natureza, principalmente com o que vai à mesa. Fã de filmes de drama.
Cassiano Sugiyama

Últimos posts por Cassiano Sugiyama (exibir todos)

Compartilhe isso:
Posted in Dicas and tagged , , , , , , , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *