Como eliminar lesmas e caracóis das plantas?

Às vezes, pode ocorrer um desequilíbrio do ecossistema das nossas plantas, causando a proliferação de organismos indesejáveis. É o caso de lesmas e caracóis, muito frequentes em hortas e jardins, que acabam prejudicando a produção, comendo as folhas.

Se você identificar uma ou outra lesma nas suas plantas, você pode removê-la simplesmente pegando com a mão e transferindo para outro lugar longe da plantação. Porém, quando estão em quantidade maior, é possível criar uma armadilha caseira para elas.

Armadilha caseira para lesmas e caracóis

1. Pegue um recipiente raso. Pode ser um pote de margarina ou uma lata cortada ao meio, por exemplo.

2. Coloque o recipiente na mesma altura da terra do seu jardim. Faça isso enterrando o recipiente, para que a parte de cima (aberta) fique no nível da terra. Você também pode fazer furos perto do topo do recipiente em vez de deixá-lo aberto.

3. Coloque cerveja no recipiente. As lesmas e caracóis são atraídos por bebidas fermentadas e doces. Se não quiser usar cerveja, pode utilizar uma receita caseira: 1/2 colher de chá de mel e leveduras e 1 colher de sopa de açúcar na água de cada armadilha.

Armadilha para lesmas com cerveja

Lembre-se de colocar a armadilha perto das plantas que estão sendo afetadas e de renovar a armadilha a cada 1 ou 2 dias. Assim, você consegue combater as lesmas e caracóis do seu jardim de maneira segura e eficiente.

Referências

Knoji Gardening

Cassiano Sugiyama

Cassiano Sugiyama

Diretor Comercial em Favo
Graduando em Engenharia de Computação, sempre em busca de uma ênfase humana no campo da tecnologia. Acredita na importância do contato da humanidade com a natureza, principalmente com o que vai à mesa. Fã de filmes de drama.
Cassiano Sugiyama
Compartilhe isso:
Posted in Dicas and tagged , , , , .

Deixe uma resposta