Como eliminar lesmas e caracóis das plantas?

Às vezes, pode ocorrer um desequilíbrio do ecossistema das nossas plantas, causando a proliferação de organismos indesejáveis. É o caso de lesmas e caracóis, muito frequentes em hortas e jardins, que acabam prejudicando a produção, comendo as folhas.

Se você identificar uma ou outra lesma nas suas plantas, você pode removê-la simplesmente pegando com a mão e transferindo para outro lugar longe da plantação. Porém, quando estão em quantidade maior, é possível criar uma armadilha caseira para elas.

Armadilha caseira para lesmas e caracóis

1. Pegue um recipiente raso. Pode ser um pote de margarina ou uma lata cortada ao meio, por exemplo.

2. Coloque o recipiente na mesma altura da terra do seu jardim. Faça isso enterrando o recipiente, para que a parte de cima (aberta) fique no nível da terra. Você também pode fazer furos perto do topo do recipiente em vez de deixá-lo aberto.

3. Coloque cerveja no recipiente. As lesmas e caracóis são atraídos por bebidas fermentadas e doces. Se não quiser usar cerveja, pode utilizar uma receita caseira: 1/2 colher de chá de mel e leveduras e 1 colher de sopa de açúcar na água de cada armadilha.

Armadilha para lesmas com cerveja

Lembre-se de colocar a armadilha perto das plantas que estão sendo afetadas e de renovar a armadilha a cada 1 ou 2 dias. Assim, você consegue combater as lesmas e caracóis do seu jardim de maneira segura e eficiente.

Referências

Knoji Gardening

Posted in Dicas and tagged , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *