Como combater fungos das suas plantas de maneira natural – Extrato de Cavalinha

Grande parte dos cultivadores, em algum momento da vida, já se depararam com fungos no seu cultivo. Na verdade eles estão presentes em todos os lugares. No pão velho, na roupa que você deixou molhada, dentro do sapato. Antes de ficar bravo pois suas plantas estão morrendo ou suas roupas estão com odor desagradável, saiba que os fungos são muito importantes no ciclo da vida natural!

Fungos atuam diretamente na decomposição de matéria orgânica, permitindo que ela retorne ao ambiente e dê continuidade ao ciclo da vida.  São usados de maneira benéfica na nossa alimentação (fermento biológico, cogumelos), na produção de medicamentos, dentre outras várias funções.

Naturalmente, devemos estar preparados para colher o ônus e o bônus quando interagimos com a natureza. As práticas de manejo (lidar com as plantas) agroecológicas ajudam a reduzir ou até mesmo sumir com o risco de perder a produção da sua horta. Nesta postagem, ensinamos como combater os fungos da sua plantação de maneira natural, preparando e aplicando o Extrato de Cavalinha.

Cavalinha (Equisetum L.)

A Cavalinha é uma planta pré-histórica, muito comum no uso ornamental. Muito usada em várias épocas pelos seres humanos em diferentes usos, desde chá medicinal, defensivo natural para plantas, até mesmo substituindo a esponja de aço para lavar louça.  Além do extrato possuir propriedades fungicidas,  a cavalinha é rica em silício, que atua diretamente no fortalecimento das paredes celulares das plantas, deixando ela resistente ao ataque de inúmeras pragas. Além do silício, a cavalinha também contém potássio, manganês, magnésio e outros minerais. A revista “Agroecologia: Manejo de “pragas” e doenças (2010)”, consultada na elaboração deste conteúdo, também classifica que o extrato de cavalinha afasta moscas da fruta, ácaros, brocas e formigas. 

CUIDADO. O EXTRATO DE CAVALINHA PODE CAUSAR INTOXICAÇÃO AOS ANIMAIS! NÃO FAÇA INGESTÃO DO EXTRATO, MANTENHA LONGE DO ALCANCE DE CRIANÇAS E ANIMAIS!

A Favo já testou e comprovou a eficácia da aplicação do extrato de cavalinha! Evidenciados tantos benefícios e sem mais delongas: como preparar o extrato de cavalinha.

1 : O que você vai precisar:

  • 100g de Cavalinha fresca ou 35g de cavalinha Seca (facilmente encontrada em lojas de produtos naturais)
  • 1 litro de água filtrada
  • Panela média
  • Filtro e coador de café
  • Pilão de madeira (Será utilizado para macerar a cavalinha. Na ausência de um pilão de madeira,  você pode utilizar outro objeto como o cabo de uma faca por exemplo)
  • Papel Filme
  • Garrafa PET 1,5L (para armazenar o extrato pronto)

1 : Preparo

Dia 1
Pique ou separe a cavalinha em pequenos pedaços.  Coloque na panela e adicione 0,5L de água. Macere a cavalinha até que a água esteja com cor verde clara, como mostrado na figura abaixo (utilize um copo de vidro para verificar a cor da solução). Cubra a panela com papel filme e reserve por no mínimo 24h e no máximo 48h em local escuro.

Dia 2

Adicione o restante da água (0,5L) na panela e ferva por 15 minutos. Espere esfriar e coe a solução utilizando filtro de café. Troque o filtro se o fluxo de extrato estiver muito baixo. 

Depois de filtrado, passe para a garrafa PET. A solução tem validade aproximada de 3 meses.

2 : Diluição e Aplicação

Faça a diluição do extrato, utilizando 1 parte de extrato para 5 partes de água filtrada (Ex: 200ml de extrato para 1 litro de água). Nunca faça a aplicação de caldas e extratos sob sol forte. Utilize um pulverizador e preferencialmente, faça a aplicação ao por do sol. Se a infestação de fungos for muito grande, faça a aplicação três dias seguidos e depois uma vez por semana. Para aplicação de maneira preventiva, faça a aplicação uma duas vezes por mês e, na ausência de incidência de fungos, faça a aplicação uma vez por mês.

Diluição

Suas plantas vão agradecer!

Você esquece de regar ou não tem tempo para cuidar das sua plantas? Não tem espaço ou não sabe cuidar de plantas? Conheça nossas soluções aqui.

Referências

Cartilha Agroecologia (Fundação Konrad Adenauer)

Marcelo Pinhel

Marcelo Pinhel

Diretor Executivo em Favo
Técnico em Mecânica Automotiva, Técnico em Metalurgia Industrial, graduando em Mecatrônica Industrial pela UTFPR. Cinco anos de experiência em desenvolvimento de produtos para automação, com foco em sistemas embarcados e hardware de comunicação. Um inventor, compilador de tecnologias e perdidamente apaixonado por desenvolvimento.
Marcelo Pinhel
Compartilhe isso:
Posted in Dicas and tagged , , , , , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *