Catálogo de plantas: Taioba

Taioba 

Xanthosoma sagittifolium (L.) Schott

DescriçãoA taioba é da mesma família do inhame. Tanto as folhas quanto os tubérculos são comestíveis. Suas folhas (parte mais consumida) são ricas em vitamina A, cálcio e fósforo. Não é muito exigente em adubação, sendo uma planta rústica. Plantam-se os brotos produzidos ao redor da planta-mãe.

Época e regiões para plantioÉ uma cultura de clima quente e exigente em chuva. Recomenda-se o plantio nos períodos de primavera e verão, entretanto pode ser plantada durante o ano todo em regiões baixas com inverno ameno, pois o frio paralisa o crescimento das folhas.

Recomendações de aproveitamento As folhas da taioba são consumidas refogadas como a couve. Cruas causam irritação das mucosas. Podem ser ingredientes de bolinhos e recheio de pizza e tortas. Suas folhas são vendidas em maços.

Época mais recomendada para plantio

SulSet – Nov
SudesteSet – Nov
NordesteAno todo
Centro-OesteSet – Fev
NorteAno todo
Início da colheita (dias após plantio)70 a 100 dias

Não tem tempo para cuidar das suas plantas, fica muito tempo fora de casa ou esquece de regar? Conheça nossas soluções aqui.

Referências

Embrapa

Marcelo Pinhel

Marcelo Pinhel

Diretor Executivo em Favo
Técnico em Mecânica Automotiva, Técnico em Metalurgia Industrial, graduando em Mecatrônica Industrial pela UTFPR. Cinco anos de experiência em desenvolvimento de produtos para automação, com foco em sistemas embarcados e hardware de comunicação. Um inventor, compilador de tecnologias e perdidamente apaixonado por desenvolvimento.
Marcelo Pinhel
Compartilhe isso:
Posted in Catálogo de plantas, Dicas and tagged , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *