Catálogo de plantas: Quiabo

Quiabo

Abelmoschus esculentus (L.) Moench

DescriçãoÉ um arbusto originário da África, rústico e tolerante à acidez elevada do solo. Seus frutos são ricos em Vitamina A, B1, C. Na véspera do plantio, a dormência das sementes deve ser quebrada imergindo-as em água por 24 horas. O plantio pode ser por semeadura direta ou por mudas. É pouco exigente em água. Frio intenso pode provocar queda de flores e frutos.

Época e regiões para plantioExige temperaturas altas e não tolera frio.

Recomendações de aproveitamentoA comercialização deve ser feita imediatamente após a colheita, por ser um fruto altamente perecível. Para aumento da sua vida pós colheita, deve ser armazenado e transportado sob refrigeração. Geralmente é consumido cozido, refogado ou frito, como ingrediente principal em pratos típicos da Região Nordeste (caruru) e de Minas Gerais (frango com quiabo).

Época mais recomendada para plantio

SulOut – Dez
SudesteAgo – Mar
NordesteAno todo
Centro-OesteAgo – Fev
NorteAno todo
Início da colheita (dias após plantio)70 a 80 dias

Não tem tempo para cuidar das suas plantas, fica muito tempo fora de casa ou esquece de regar? Conheça nossas soluções aqui.

Referências

Embrapa

Marcelo Pinhel

Marcelo Pinhel

Diretor Executivo em Favo
Técnico em Mecânica Automotiva, Técnico em Metalurgia Industrial, graduando em Mecatrônica Industrial pela UTFPR. Cinco anos de experiência em desenvolvimento de produtos para automação, com foco em sistemas embarcados e hardware de comunicação. Um inventor, compilador de tecnologias e perdidamente apaixonado por desenvolvimento.
Marcelo Pinhel
Compartilhe isso:
Posted in Catálogo de plantas, Dicas and tagged , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *