Catálogo de plantas: Moranga

Moranga

Cucurbita maxima Duch.

DescriçãoOs frutos da moranga são ricos em vitamina A e carboidratos. É uma cultura que se adapta a vários tipos de solo, sendo a condução da lavoura semelhante à de abóbora. Assim como as abóboras, pode ser plantada em local definitivo (2 a 3 sementes por cova), ou por transplante de mudas semeadas em bandejas ou copinhos. Deve-se tomar o cuidado para não danificar as raízes no momento do transplante. Os frutos possuem polpa e casca alaranjadas e seus gomos são destacados.

Época e regiões para plantioSão mais tolerantes que as abóboras em relação a temperaturas mais baixas e menos tolerante ao excesso de chuvas. É uma planta de clima quente, mas tolera temperaturas amenas (entre 15° a 25°C). São geralmente plantadas durante a primavera verão.

Recomendações de aproveitamentoAs formas de preparo são semelhantes às da abóbora. Doces e purês são muito apreciados. Alguns pratos regionais são preparados com a moranga inteira, como camarão na moranga ou carne seca na moranga.

Época mais recomendada para plantio

SulSet – Dez
SudesteSet – Dez
NordesteMar – Jun
Centro-OesteSet – Dez
Norte
Início da colheita (dias após plantio)120 a 150 dias

Não tem tempo para cuidar das suas plantas, fica muito tempo fora de casa ou esquece de regar? Conheça nossas soluções aqui.

Referências

Embrapa

Marcelo Pinhel

Marcelo Pinhel

Diretor Executivo em Favo
Técnico em Mecânica Automotiva, Técnico em Metalurgia Industrial, graduando em Mecatrônica Industrial pela UTFPR. Cinco anos de experiência em desenvolvimento de produtos para automação, com foco em sistemas embarcados e hardware de comunicação. Um inventor, compilador de tecnologias e perdidamente apaixonado por desenvolvimento.
Marcelo Pinhel
Compartilhe isso:
Posted in Catálogo de plantas, Dicas and tagged , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *