Dica: Por que plantar camomila?

Camomilas

Você já deve conhecer, ou pelo menos ter ouvido falar sobre os benefícios da camomila para a saúde. A tal florzinha é calmante, tanto para a nossa mente, quanto para a nossa pele e cabelos, e por isso é amplamente utilizada nas indústrias de cosméticos.

Porém, vai ficar para outro post falar sobre tudo o que essa plantinha pode oferecer para o nosso corpo, porque esse post é sobre como ela pode ajudar nossa horta!

A EMBRAPA lançou um estudo há um tempinho atrás sobre como utilizar a camomila para controle de pragas em plantações orgânicas. Essa plantinha parece inofensiva, mas ela é muito poderosa contra doenças fúngicas que atacam nossas hortaliças. Além disso ela também atrai, e é refúgio, para joaninhas, vespas, libélulas e outros predadores de pragas.

As joaninhas amam comer pulgões, por exemplo.

Como utilizar a camomila para proteger a sua horta?

Simples demais! É só plantar alguns pezinhos em volta da sua horta e ela já vai servir de abrigo para os nossos amigos que adoram devorar as pragas. E se você quer saber quais as condições básicas para o cultivo da camomila, dê uma olhada no nosso post.

Agora, se você quiser acabar com algum fungo que atacou suas plantas, basta fazer um extrato com as flores da camomila e aplicar na planta doente. Aqui vai a receita para fazer esse extrato, testada e aprovada pelos pesquisadores da EMBRAPA.

Extrato de Camomila (Matricana chamomilla L.)

Colocar 50g de flores de camomila em um litro de água.

Deixar de molho por 3 dias, agitando 4 vezes por dia.

Coar e aplicar 3 vezes na semana, visando doenças fúngicas.

Agora você pode testar essa receita! Afinal nada melhor do que comer legumes e verduras orgânicas, tudo isso graças ao seu trabalho.

Referência

EMBRAPA. Recomendações técnicas para o cultivo de hortaliças em agricultura familiar2007.

 

Raissa Rodrigues

Raissa Rodrigues

Diretora Financeira em Favo
Graduanda em Engenharia Eletrônica, aspira a um mundo onde a tecnologia é usada apenas para o bem das pessoas. Ama música e acredita que a cura tem nome de comida, e não de remédio.
Raissa Rodrigues

Últimos posts por Raissa Rodrigues (exibir todos)

Compartilhe isso:
Posted in Dicas and tagged , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *